quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Maurício Bara assume a direção da Faculdade de Educação Física


O vice-diretor da Faculdade de Educação Física e Desportos da UFJF, Maurício Gattás Bara Filho, assumiu nesta sexta, 25, como diretor da unidade. A seu lado, foi empossado como vice, Mateus Camaroti Laterza. A cerimônia ocorreu no Ginásio de Ginástica da Faefid e foi presidida pelo reitor Henrique Duque.

Os dois professores fizeram parte de uma chapa única e foram escolhidos por 90% dos votos válidos na consulta pública feita a alunos, técnicos e docentes da faculdade. Em seguida, a congregação da unidade, formada por integrantes das três categorias, se reuniu, em 2 de outubro de 2012, e referendou a escolha.

Conforme Bara, muitas realizações foram coordenadas pela atual gestora, professora Edna Ribeiro Hernandez Martin, e é necessário manter esse ritmo. “A faculdade viveu uma grande transformação estrutural e acadêmica que trouxe melhorias significativas nos últimos anos. Então é importante permanecer com esse trabalho e fazermos um levantamento dos aspectos a serem conquistados nesta gestão,” afirma o novo diretor da unidade pelos próximos quatro anos.

Maurício Bara é doutor em Educação Física pela Universidade Gama Filho e atua principalmente nas áreas de treinamento desportivo, psicofisiologia, natação e atividades físicas. É treinador da equipe profissional de Vôlei da UFJF e esteve diante da administração da Faefid nos últimos quatro anos.

Novo Ginásio será construído.

Durante a solenidade de posse do professor Maurício Bara como novo diretor da Faculdade de Educação Física, ocorrida na sexta-feira, 25, o reitor da UFJF, Henrique Duque, anunciou que a licitação para a construção do novo ginásio da Universidade será lançada nas próximas semanas. De acordo com informações da Secretaria de Comunicação, o pró-reitor de Infraestrutura, Paschoal Tonelli, confirmou que o lançamento será em fevereiro e que estão sendo feitos ajustes finais.

O novo ginásio terá capacidade para mais de 2 mil espectadores, sendo um terço destes lugares em arquibancadas retráteis para aumentar a área de treino. O poliesportivo contará com cabines para imprensa e tribuna para autoridades. Terá piso e equipamentos oficiais, além de vestiários para árbitros, para os atletas e sanitários para o público. Em anexo, terá ginásios para a prática de ginástica e outro para lutas, além de laboratórios biomédicos. O conjunto ainda contempla vestiários para atletas e árbitros conectados à pista de atletismo. Tudo adaptado, inclusive com elevadores.

A arena irá ocupar um espaço ocioso no complexo da Faculdade de Educação Física e Desporto (Faefid) e será erguida próximo à piscina. A construção coexistirá com o atual ginásio da Faefid - conhecido também como Arena UFJF -, que, com as arquibancadas móveis instaladas para a disputa da Superliga Masculina de Vôlei, chegou à capacidade para mil pessoas. O projeto da arena é assinado pelo arquiteto Rogério Mascarenhas e terá todas suas medidas oficiais para a prática das diversas modalidades disputadas em quadra.

"Um novo ginásio é uma necessidade da própria faculdade, que apresentou um crescimento muito grande nas questões esportivas no último ano. A ideia não surgiu a partir do nosso projeto de vôlei, que também será beneficiado. Vejo também como uma necessidade da própria cidade. Os atuais equipamentos existentes estão bastante deteriorados. Independente da finalização do Ginásio Municipal, a cidade é carente deste tipo de aparelho", avalia o professor da Faefid Maurício Bara, também treinador do time de vôlei da UFJF.

Segundo Bara, o projeto tem uma preocupação especial com detalhes como arquibancadas e estrutura de vestiários, por exemplo. "Levamos os responsáveis pelo projeto para conhecer o ginásio do Minas, em Belo Horizonte, para ter uma ideia melhor de quais são os objetivos da nova arena."

Inicialmente, foi divulgado que seriam utilizados R$ 42 milhões para a construção do ginásio e da nova reitoria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário